Ver Imagem
   

  POWERED BY

 
LANGUAGE 16/04/2024 19:00:11 PROCURA       
 
DESTINOS TOP
ALOJAMENTO
ATRACOES
SABORES
 COMPRAS
TRANSPORTES
MI
DESPORTO
OUTROS

PATRIMÔNIO + TURISMO
Será Lançado Neste Sábado em BELO HORIZONTE

Belo Horizonte, Abril 13, 2019 - Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural será oficialmente apresentada para o trade turístico durante evento em Minas Gerais. 

Trata-se da Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural, instituída por decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, no dia 11 de abril. A medida está alinhada ao Plano Nacional de Turismo 2018-2022, que definiu como uma de suas estratégias “promover a valorização do patrimônio cultural e natural para visitação turística”.

“Esta entrega do governo brasileiro à sua população representa um marco na valorização e preservação de nossos patrimônios naturais e culturais. Somos o oitavo país em atrativos culturais do mundo e precisamos saber aproveitar melhor nossos potenciais para atrair cada vez mais visitantes estrangeiros e também estimular mais brasileiros a conhecerem as belezas de nosso país”, defende o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Segundo o presidente da Embratur, Leônidas Oliveira as ações de incentivo e desburocratização propostas no Patrimônio + Turismo, como linhas de crédito para melhoria e manutenção de empreendimentos e implementação de sinalização turística, aumentam a competitividade dos produtos turísticos brasileiros. 

“Os espaços têm potencial turístico relevante, já reconhecido mundialmente. O aprimoramento da gestão turística dos sítios, aliado a promoção e a melhor estruturação destes destinos irão potencializar o fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros e movimentar a economia das cidades envolvidas”, destaca.

O Patrimônio + Turismo tem como objetivo desenvolver, ordenar e promover os segmentos turísticos relacionados ao Patrimônio Mundial Cultural e Natural do Brasil. Neste sentido são considerados patrimônios mundiais os Sítios reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por meio do Comitê do Patrimônio Mundial.

O Brasil possui, ao todo, 21 patrimônios reconhecidos. Fazem parte da lista a Cidade Histórica de Ouro Preto (MG), o Plano Piloto de Brasília (DF), o Conjunto Moderno da Pampulha (MG), a Costa do Descobrimento (BA e ES), o Complexo da Áreas protegidas da Amazônia Central, entre outros.

EVENTO

Simultaneamente ao lançamento do Patrimônio + Turismo será realizado, neste sábado, a entrega da obra de restauração do Galpão da Casa do Conde. O Ministério da Cidadania, por meio do Iphan, restaurou o espaço utilizando recursos do PAC Cidades Históricas. O galpão integrava o complexo da Estrada de Ferro Central do Brasil agora dá lugar a um novo centro cultural para a cidade de Belo Horizonte. No período da tarde, estão previstas visitas a obras nas cidades de Mariana e Ouro Preto, como as obras da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias e a obra do Museu Boulieu – Caminhos da Fé.

Media Partners:

 

 

 

Partners: